Seu benefício foi negado pelo INSS? Saiba como proceder

Compartilhar:

Diariamente, inúmeros contribuintes tem seu benefício negado negado perante o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), como aposentadoria, auxílio-doença auxílio acidente, pensão por morte, entre outros

Inúmeros contribuintes são prejudicados com seus benefícios negados pelo Inss. Por este motivo escrevemos este artigo e saberá o que fazer caso isso aconteça:


APRESENTAÇÃO DE RECURSO ADMINISTRATIVO .

O recurso administrativo pode ser proposto tanto pelo próprio segurado ou por um advogado especializado no Direito Previdenciário

No recurso administrativo você terá o prazo de 30 dias, que são contados a partir do momento em que fica sabendo da decisão e o processo deverá ser encaminhado para a Junta de Recursos do Conselho de Recursos da Previdência Social.

Atualmente, o Inss só trabalha com recursos feitos de forma eletrônica para agilizar o andamento do processo. Assim, é necessário que você agende um horário pelo número de telefone 135 ou faça isso acessando o portal da previdência. Esse sistema eletrônico permite que o segurado acompanhe todas as etapas do processo de forma virtual.

AJUIZAMENTO DE AÇÃO JUDICIAL

Verificar os motivos do indeferimento do pedido de aposentadoria, nesse momento é ideal que faça o agendamento da cópia do processo de aposentadoria pelo sistema MEU INSS, e poderá APRESENTAR um RECURSO ADMINISTRATIVO no próprio INSS.

O judiciário possui mais tempo para fazer uma análise completa do seu requerimento e também dos exames por este motivo, as chances de obter sucesso são muito maiores.

Outra vantagem de entrar com a ação judicial é o fato de que, caso a sentença seja favorável, o que acontece na maioria dos das vezes, o valor da será retroativo. Isso quer dizer que você recebe o dinheiro que deveria ter recebido desde a data do pedido do benefício. Essa é uma vantagem que o recurso administrativo não oferece.

Caso o seu benefício seja negado pelo INSS e o recurso administrativo também não tenha dado certo, o ideal é procurar um escritório de advocacia que seja especializado na área previdenciária.

Compartilhar:

×

Olá!

Você pode iniciar o chat online ou me enviar um e-mail para: contato@anapaulamocelin.adv.br

×